• Isabel Trindade

Inclusão Alimentar na Alergia

Atualizado: 30 de Abr de 2018


Muito mais comum em crianças do que em adultos, especialmente em bebês, a APLV é uma reação alérgica do sistema imunológico a proteína do leite de vaca, principalmente caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina.


Nesse período da vida do bebê, onde o aleitamento materno é tão importante e essencial, quem acaba tendo que fazer uma dieta isenta de leite e derivados e com preparos cuidadosamente escolhidos sem essas proteínas, são as mamães; nessa etapa a leitura dos rótulos e o questionamento quanto aos preparos dos alimentos é de extrema importância.


Em um momento de muitas mudanças hormonais e de vida, afinal muitos casais deixam de ser 2 para serem 3, 4, 5... a dieta restritiva “gera “ inseguranças e exclusões sociais. Muitas mamães têm perda de peso por não poderem comer, o que, na nossa cultura, considera-se lembrança de infância... afinal quem não lembra de um bolo feito pela avó, aquele pãozinho de queijo, brigadeiro na panela ou mesmo um leitinho quente para acalmar ou esquentar, feito especialmente por aquela pessoa querida...


Pensar não só nos pequenos, mas também em toda a estrutura familiar, especialmente nessa mãe, que muitas vezes precisa de um “afago" na memória, ou mesmo da pizza com as amigas, para ainda se sentir parte do grupo ( só quem é mãe sabe do que estou falando kkk ) é de extrema importância, além de ser um carinho e uma demonstração de amor, inclusive com o bebê, que sente e absorve todos os nutrientes e sentimentos.


Inclusão é muito mais do que receitas com substituições, é um ato de amor e carinho ... só quem tem um pequeno com APLV ou intolerância a lactose sabe o que é uma festinha cheia de docinhos, bolos, salgados que não podem ser consumidos... #pensenisso

15 visualizações
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

NOSSA PÁGINA DO INSTAGRAM

© 2018 COMENDO MELHOR  - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS