• Isabel Trindade

Alergia Alimentar por uma mãe especial...

Atualizado: 30 de Abr de 2018



Quem já ouviu nossa história sabe que tudo começou quando eu mesma decidi fazer o buffet infantil da festinha de 2 anos do nosso pequeno , de forma saudável e inclusiva por conta de uma amiguinho da creche que possuía alergia a leite e ovos .

Mas afinal , então o que é ser mãe de uma criança alérgica já eu não sou uma ...

Quel, nos conte um pouquinho ...


"Se descobrir mãe de uma criança com alergia alimentar foi mergulhar em um mundo paralelo, totalmente desconhecido, frustrante, cansativo, desafiador e de pesquisas constantes.


Com a ajuda de profissionais experientes no assunto, da internet e de grupos de mães de alérgicos, aprendi um pouco de tudo sobre alegria alimentar. A importância da leitura constante dos rótulos dos produtos; o que é contaminação cruzada e como evitá-la; que alimentos substituem os que foram retirados da dieta, para não ter perda nutricional; a fazer consulta com SAC das empresas , não só de alimentos mas também de medicamentos, produtos de higiene, produtos de limpeza, tudo tudo.


Por muitas vezes entrei em lojas cheias de produtos veganos e sem glúten (seu primeiro exame acusou alergia a leite, ovo, trigo e soja), achando que encontraria várias opções, mas saía frustrada porque tudo, ou quase tudo, que não continham proteína animal continham soja, e ele tb não podia. Aí vem a determinação para aprender, pesquisar e passar a fazer tudo em casa para seu filho, pães, biscoitos, bolos... Quantos testes e quantos "pães" foram colocados fora. O bendito glúten como é difícil de substituir. Mas o dia que dá certo a tão testada receita, que realização maravilhosa de ser capaz de tudo pelo nossos filhos.


Assim fui seguindo nessa "luta". Com ajuda da minha mãe, que por exatos 5 meses, me ajudou a adaptar receitas da família que meus filhos gostavam, antes de "partir". Com a compressão da minha filha mais velha em não comer certas coisas na frente do irmão e aceitar a troca do creme de leite no seu prato favorito pelo creme de inhame (rsrs), o que fica uma delícia também e muito mais saudável. Descobrindo pessoas que produzem cardápios para alérgicos.


E mesmo convivendo com opiniões e teorias de pessoas "ignorantes" no assunto, também conheci pessoas maravilhosas nesse mundo da alergia alimentar, pessoas que me mostraram o real significado da palavra inclusão e que esse "mundo paralelo" é feito de muito amor e dedicação.

Raquel "


E para você? Nos conte um pouquinho da sua experiência, podemos trocar dicas e ajudar umas a outras, afinal juntas somos mais fortes!!


De mãe para mãe, feito por amor

19 visualizações
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social

NOSSA PÁGINA DO INSTAGRAM

© 2018 COMENDO MELHOR  - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS